Em Quissamã, agora é mais prático consultar quais medicamentos estão disponíveis para retirada no estoque nas Unidades de Saúde da Família. A Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, implementou um serviço online para consulta. De acordo com a Lei Federal 14.654 de 2023, os usuários podem acessar uma lista com mais de 400 tipos de medicamentos no site oficial do município ou pelo link (https://vcmobile.com.br/
De janeiro a abril deste ano, a saúde de Quissamã atendeu cerca de 23 mil receitas médicas.
"Os números são provas contra as notícias falsas. Essa iniciativa não só atende às exigências legais, mas também reflete um compromisso com a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população de Quissamã, fornecendo dados que podem auxiliar tanto os usuários da rede quanto os gestores", explicou a prefeita Fátima Pacheco.
Dilcineia Pereira, 64 anos, usuária da rede municipal de saúde, elogiou a iniciativa, destacando que tem conseguido obter todos os seus medicamentos.
"Todos os meus remédios eu tenho tido sucesso. Peguei todos que eu tomo, tem a insulina, tomo a NPH, a regular também, remédio de pressão alta, diosmina também para varizes. Consigo todos os meus remédios. Faz muita diferença eu conseguir pegar os remédios aqui. Se eu tivesse que comprar esses remédios, seria bem difícil mesmo. É para pressão, diabetes, varizes, para colesterol, triglicerídeos, então é muito remédio que eu tomo", comentou.
A atualização dos estoques das farmácias será feita a cada 15 dias, conforme explica a secretária de Saúde, Milena Viana.
"Não são todos os municípios que conseguem ter essa listagem no site, então a cidade que faz isso é porque tem uma gestão de transparência e profissionais capacitados. O usuário de qualquer farmácia municipal, assim que o médico passar a receita, consegue olhar a listagem e consultar a disponibilidade do medicamento", disse.
Mín. 19° Máx. 28°