Para discutir o futuro do planejamento urbano sustentável, o Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim) reuniu nesta terça-feira (28) técnicos do projeto Macaé + 20 – iniciativa que visa o planejamento estratégico do município para os próximos 20 anos. Neste encontro, foram apresentados os indicadores e as metas mais utilizados no meio urbano e rural. A palestra, realizada no auditório do Sindiserv, foi ministrada pela professora da UFRJ, Gisele Silva Barbosa, que relacionou o tema com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na oportunidade também foram demonstrados exemplos de boas práticas, além de dinâmicas de grupo por área de resultado do Macaé + 20. "Hoje, temos o privilégio de discutir o futuro de Macaé, um município que está na vanguarda do planejamento urbano sustentável. Estamos aprendendo a criar uma cidade que não sobrevive apenas, mas prospera diante dos desafios do século XXI", frisou Gisele.
Em Macaé, a proposta é promover cidades colaborativas, integrando cinturões verdes para garantir que o desenvolvimento urbano caminhe lado a lado com a preservação ambiental. Segundo a professora, essas áreas verdes são essenciais para a qualidade de vida. “O crescimento também traz problemas, e por isso estamos comprometidos com um crescimento consciente e planejado”, acrescentou.
Outro conceito apresentado foi o das "cidades esponjas", especialmente relevante para Macaé devido à sua geografia propensa a inundações. "Essas cidades são projetadas para absorver e gerir eficientemente as águas pluviais, prevenindo alagamentos e promovendo a resiliência urbana", disse Gisele.
A coordenadora do projeto Macaé + 20, Scheila Abreu, destacou que o plano estratégico tem três pilares fundamentais: conhecer a realidade de Macaé através de um diagnóstico completo; realizar comparações com outras cidades que enfrentaram desafios semelhantes; promover o engajamento ativo da comunidade e de técnicos especializados no processo de planejamento.
"Estamos comprometidos com a implementação de boas práticas e políticas públicas que garantam a sustentabilidade e resiliência de Macaé. Definimos objetivos gerais e metas específicas, criando um projeto de cidade que transcende governos e se estabelece como uma política pública de longo prazo", pontuou Scheila.
Acesse a página do projeto macae.rj.gov.br/macaemais20 e envie suas contribuições sobre a cidade que você vai querer daqui a 20 anos.
Mín. 17° Máx. 23°