17°C 29°C
Macaé, RJ
Publicidade

Ação Carbono Zero é uma parceria entre o Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares junto ao Inea.

Ação Carbono Zero é uma parceria entre o Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares junto ao Inea.

Por: Mister
24/05/2024 às 09h33
Ação Carbono Zero é uma parceria entre o Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares junto ao Inea.

Na próxima segunda-feira (27), Dia da Mata Atlântica, o Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras, através do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), realizará uma importante ação ambiental na Serra da Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia/RJ. A iniciativa, denominada “Ação Carbono Zero”, visa plantar mais de 100 mudas nativas da Mata Atlântica e conta com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O objetivo é fortalecer a preservação da vegetação original e compensar as emissões de carbono na atmosfera.

O evento, marcado para começar às 10h, vai contar com a presença do Subsecretário Adjunto de Pesca, Breno Santos e do Secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mário Flávio, que fará a doações das mudas. “Neste primeiro momento, estamos trabalhando no plantio imediato de 100 mudas nativas, mas a expectativa é que esse número chegue a 500 no decorrer da ação. O apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia é muito importante neste momento”, afirma André Cavalcanti, coordenador técnico do Projeto USSL.”

O Dia será marcado por muitas atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável e de respeito ao meio ambiente. Além do comparecimento de autoridades locais e representantes do Projeto USSL, a ação vai receber cerca de 15 crianças da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Cabo Frio, que vão fazer um trabalho sensorial com o plantio das mudas e exercitar a interação com crianças das escolas públicas do município.

A Mata Atlântica, um bioma crucial para a biodiversidade brasileira, ocupa 15% do território nacional, mas tem enfrentado sérios desafios devido ao desmatamento e às queimadas. Atualmente, apenas 7% de sua vegetação original permanece, ameaçando sua fauna e flora únicas.

A Serra da Sapiatiba, abrangendo uma área de 600 km² que inclui os municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, é uma das raras áreas de preservação ambiental na Região dos Lagos e faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. Devido à sua proximidade com áreas urbanas, seu ecossistema é especialmente vulnerável, tornando o replantio de mudas nativas uma escolha estratégica para sua conservação.

A “Ação Carbono Zero” é uma das iniciativas do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares, que atua na região há quase dois anos. O projeto tem desenvolvido diversas atividades focadas no bem-estar social, econômico e ambiental nos municípios de São Pedro da Aldeia, Maricá, Saquarema e Cabo Frio.

Esta ação representa um esforço significativo para a conservação ambiental e a mitigação das mudanças climáticas, envolvendo a comunidade local e diversas instituições em um objetivo comum de preservação e sustentabilidade.

“O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares é gerido pelo Instituto Onda Azul e conta com a parceria da Petrobras. Participam também universidades federais como a UFF e a UFRJ, além de entidades como Cardume, Planett, Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, Colônia Z-4, Colônia Z-24 e a Associação de Pescadores do Bairro de Itapeba”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários