17°C 29°C
Macaé, RJ
Publicidade

Audiência pública debate revitalização do Centro de Macaé

Audiência pública debate revitalização do Centro de Macaé

Por: Mister
10/06/2025 às 18h33
Audiência pública debate revitalização do Centro de Macaé

Audiência pública debate revitalização do Centro de Macaé

 

A audiência pública que vai discutir o reavivamento do Centro da cidade acontece nesta quarta-feira (11), às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Macaé. O presidente da Frente Parlamentar para o Fortalecimento Econômico, Cultural, Gastronômico e Habitacional do Centro de Macaé, Luciano Diniz (Cidadania), aproveitou a sessão desta terça-feira (10) para convidar toda a população a participar.

Segundo o vereador, essa é uma oportunidade de conciliar interesses diversos e encontrar uma solução que beneficie o coletivo. “A ideia é reunir ideias e propostas para combater a desertificação da região central da cidade, um fenômeno que vem acontecendo em várias partes do mundo”.

Além de Luciano, integram a frente parlamentar Leandra Lopes (PT), Ricardo Salgado (MDB), Rond Macaé (PSDB) e Manu Rezende (MDB). Sete secretarias são aguardadas para o debate: Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Turismo, Cultura, Obras e Infraestrutura.

_______________________________________________________________________
 

Vereadores aprovam programa de incentivo à leitura

Câmara também aprovou propostas de Alan Mansur, Dra. Mayara Rezende e Ricardo Salgado

Foi aprovado na Câmara de Macaé, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei (PL) 05/2025, que institui na cidade o Programa Vale-Livro, de incentivo à leitura entre os jovens e adultos. O autor foi Cesinha (Cidadania). “Precisamos conscientizá-los da importância do hábito de ler. Trata-se de uma medida que fará muita diferença, por exemplo, para que eles usem menos as redes sociais”, defendeu o vereador. A iniciativa prevê vales para que estudantes com mais de 18 anos, moradores do município, possam comprar obras literárias.

Leandra Lopes (PT) apoiou. “Devemos, além disso, ampliar os espaços de leitura, como a Flicmac, que deveria se repetir”. Também discursou favoravelmente Ricardo Salgado (MDB). “Falo como empresário. Quando alguém procura emprego em meu estabelecimento, a primeira coisa que eu observo é a capacidade de comunicação, e quem lê bastante sabe se expressar bem”.


Cavalgada Macaense: tradição local

Outra proposição aprovada foi o PL 63/2025, do presidente Alan Mansur (Cidadania), que inclui a Cavalgada Macaense no calendário oficial. “É um evento já tradicional. Os organizadores me solicitaram e penso que faz sentido”. Cesinha sugeriu que a cavalgada tivesse acompanhamento de veterinário. “Um ferreiro também seria necessário, pois às vezes cai uma ferradura e o animal sofre muito”.

Durante o debate da proposta, também foi discutida a importância de ações que garantam a proteção dos animais. Salgado sugeriu que a organização sempre verifique se os cavalos estão em condições físicas de fazer o longo percurso da cavalgada. “Acontece de o bicho empacar, e ainda há cavaleiros que batem nele para que ande, uma crueldade”.


Reciclagem e inclusão social

Entre outras proposições, foi ainda aprovado o PL 68/2025, de Dra. Mayara Rezende (Republicanos). O projeto cria o programa Recicle Social, que prevê a defesa dos direitos humanos dos catadores de lixo. A matéria inclui orientação e auxílio na organização do trabalho, por exemplo, na formação de cooperativas, para que melhor se atinja o objetivo de dar sustento a esses trabalhadores. 

 

Todos os projetos seguem para sanção do Executivo e, se não forem vetados, serão sancionados e entrarão em vigor.

_______________________________________________________________________
 

Saúde, empregabilidade e assistência social em debate no Legislativo

Vereadores discutiram sobre a reinserção social de pessoas em vulnerabilidade e o primeiro emprego

Um requerimento aprovado na sessão desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Macaé, solicita ao Executivo a criação de um programa de internação compulsória a dependentes químicos em situação de rua. A autoria é de Rond Macaé (PSDB). Em seguida, foi a vez de Leandra Lopes (PT) pedir a regularização da Lei do Primeiro Emprego, sancionada em 2007. Ambas as propostas foram aprovadas por unanimidade dos parlamentares presentes.

Rond sugeriu uma parceria com o Ministério Público (MP) para retirar das vias da cidade usuários de drogas e pedintes em situação de rua. “Para fomentar o turismo, precisamos de uma solução para o problema. Tenho recebido muitas reclamações de moradores, frequentadores e comerciantes de áreas nobres, como os Cavaleiros”, relatou o vereador.

Leandra lembrou que a dependência química geralmente está relacionada a outras mazelas sociais, como o desemprego, distúrbios mentais e a falta de acesso à informação e à qualificação. Ela chamou a atenção ainda para a necessidade de planejar o tratamento, a recuperação e a reinserção desses indivíduos na sociedade.

E como a prevalência do transtorno por uso de substância é maior entre os jovens, a vereadora enfatiza a necessidade de execução da Lei do Primeiro Emprego. “A intenção é estabelecer com o governo uma coalizão para melhorar a nossa cidade”, informou Leandra.

Cesinha (Cidadania), autor da legislação, reforçou o pedido para a sua implementação. “Essa é uma boa hora para buscarmos as pastas competentes e sabermos o que pode ser feito para colocar a lei em vigor”. O parlamentar ainda teve aprovado um pedido de manutenção do atendimento de cardiologia no Hospital do Trapiche.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários