22°C 29°C
Macaé, RJ
Publicidade

Alerj entrega Medalha Tiradentes a Belo, Preto Zezé e David Brazil em solenidade no Palácio Tiradentes

Medalha Tira-dentes

Por: Mister
14/02/2025 às 23h36

Alerj entrega Medalha Tiradentes a Belo, Preto Zezé e David Brazil em solenidade no Palácio Tiradentes

Foto: Thiago Lontra  | Texto: Gustavo Natario

Na cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, disse que vai tratar junto ao Executivo e a Cufa sobre a criação da Secretaria de Estado das Favelas. O público que se concentrou na Praça XV, onde foi instalado um telão com imagens da homenagem, foi premiado com um pocket show de Belo e do grupo “Os Mulekes”, que cantaram em um palco montado atrás do palácio.

Sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Palácio Tiradentes teve uma noite de celebração nesta sexta-feira (14/02). Foram condecorados com a Medalha Tiradentes – maior honraria concedida pela Casa - o cantor Belo, pelos serviços prestados à música e à cultura no estado; o ativista social Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa) Rio de Janeiro, em reconhecimento à sua atuação nas causas sociais; e o influenciador David Brazil. A iniciativa das homenagens foi do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), que sugeriu, durante o evento, a criação da Secretaria de Estado das Favelas, em sintonia com a Cufa. O evento contou ainda com a presença do governador Cláudio Castro.

Em sua fala, Bacellar citou todas as favelas que tinham moradores representados na cerimônia e disse que se reunirá com o Governo do Estado e com a Cufa possivelmente na próxima semana para debater a criação da Secretaria de Estado das Favelas. Ele enalteceu a enorme presença da população ao evento, que lotou as galerias e a Praça XV, onde foi instalado um telão que transmitia ao vivo a solenidade. A Cufa mobilizou diversos ônibus para que os moradores da comunidade pudessem estar no evento.

“Essa festa é para o povo, é para vocês. Aqui nada mais somos que os representantes da população. Vamos reforçar a representatividade e a luta de quem faz a diferença nas favelas do nosso Estado. Não se pode pensar em nada no Brasil sem as favelas. Vamos nos reunir com o governador e com a Cufa e tenho certeza de que a Secretaria das Favelas sairá do papel”, declarou Bacellar.

O parlamentar também destacou a atuação de todos os homenageados e reforçou que apesar de os três terem nascido fora do Rio, eles acolheram o Estado como lar. “Belo conquistou o Brasil inteiro. Já David Brazil é uma explosão de alegria e carisma. Todos os três são personalidades de fora do Estado do Rio, mas já estão enraizados aqui há pelo menos duas décadas, com grande valor. Trabalhei muito tempo com show business, então, é um prazer enorme, como presidente do Parlamento, reconhecer, de fato, aquilo que eu considero que tem que ser o valor da Medalha Tiradentes. Pessoas que conseguem levar às favelas e aos lares fluminenses um momento de alegria”, comentou Bacellar.

Presente ao evento, o governador Cláudio Castro elogiou um por um os homenageados e ressaltou que fez questão de estar presente ao evento: “É uma honra estar nesta Casa, que me ensinou muito a ouvir. Apesar de não ser comum um governador vir a essas homenagens, fiz muita questão de estar no dia de hoje. David Brazil abraça a todos e é uma das pessoas mais generosas que eu conheço. Já Belo é humilde, soube crescer sem perder as origens. Por último falo de Preto Zezé, a quem eu quero deixar público e registrado o meu respeito. Quantas vezes sentamos para dialogar e dividir visões de mundo diferentes? Conte comigo para tudo”.

Após a solenidade, os convidados e o público que passaram pela Praça XV puderam apreciar uma apresentação ao vivo de Belo, que tocou alguns de seus maiores sucessos, como “Derê” e “Farol das Estrelas”. O grupo “Os Mulekes" também participou do show.

Emoção dos homenageados

Em seu discurso, Preto Zezé reforçou que a sessão solene realizada na Alerj foi histórica, já que os três homenageados são oriundos das favelas. Ele também enfatizou o pedido da criação de uma Secretaria de Estado das Favelas.

“Chegou a hora de as favelas serem ouvidas. Provavelmente hoje é o dia em que mais temos lideranças de favelas nesta Casa. É importante mostrar para todos que não existem somente problemas e criminalidade nas favelas. Favela não é carência, favela é potência. Essa vinda aqui ao Parlamento é fundamental para que essas pessoas entendam e conheçam a casa do povo, onde acontecem diversas decisões que impactam a população e é o reflexo do voto deles”, ressaltou.

Antes da sua fala, Preto Zezé foi homenageado em um vídeo transmitido com declarações de sua família e de seu parceiro Celso Athayde, fundador da Cufa. A organização realiza projetos de grande impacto de inclusão social, como a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre comunidades do mundo.

Por sua vez, Marcelo Pires Vieira, o Belo, reforçou o privilégio de receber a honraria, fez um agradecimento especial ao presidente Rodrigo Bacellar e deu uma “canja” de músicas em seu discurso. Vocalista do grupo Soweto, na década de 90, e cantor solo desde os anos 2000, Belo já gravou mais de 300 músicas e tem sete milhões de discos vendidos.

“Hoje é um marco na minha história. Com certeza, como cantor, mas também como um ser humano. Eu me sinto um carioca e nunca mais vou sair daqui, apesar de ter vindo de São Paulo. Eu fico mais feliz ainda de receber esta medalha das mãos do Bacellar, que é um presidente que eu acompanho há muitos anos, antes de tudo começar, antes da política. É um cara que frequentou várias comunidades comigo, já fomos em diversos shows comigo e sempre foi um incentivador do nosso samba e do nosso pagode”, comentou o cantor.

Já o influencer e apresentador David Brazil se mostrou bastante comovido com a honraria. Ao discursar, ele chorou e foi aplaudido de pé: “Eu tinha tudo para dar errado: pobre, homossexual, gago e nordestino. Então, hoje, sou só gratidão. Há 37 anos sou a pessoa mais feliz do mundo ao viver na melhor cidade deste planeta. Nem nos meus maiores sonhos eu pensei que estaria vivendo isso aqui”, disse. Com uma atuação profissional diversificada, David já foi promoter de eventos e recepcionista de restaurantes, tendo atuado como ator em novelas e filmes e como comunicador em programas de rádio e televisão.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados Rodrigo Amorim (União), Chico Machado (SDD) e Verônica Lima (PT), além dos secretários de Estado do Gabinete do Governador, Rodrigo Abel; de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; e de Defesa do Consumidor, Gutemberg de Paula Fonseca. O senador Flávio Bolsonaro enviou um vídeo que foi transmitido no evento, felicitando os três homenageados. Duas lideranças da Cufa também fizeram parte da mesa principal. Valéria Fernandes, representando a CUFA de Itaguaí, e Wellington Galdino, diretor da CUFA. O Hino Nacional foi tocado pelo Grupamento de Cordas do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio (CBMERJ), que no final também fez uma apresentação tocando a música “Para ver o Sol Brilhar”, de autoria de Belo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários